Coberturas num seguro de vida. Sabe o que significa IAD ou ITP?
Quando fazemos um crédito à habitação, vemo-nos confrontados com alguns outros contratos impostos pelo banco para que seja aceite e concluído o crédito à habitação. Falo então, mais especificamente, do Seguro de Vida Crédito à Habitação. Um seguro que assegura a sua vida ou possível invalidez, pagando ao credor (banco) em caso de morte ou de algum problema grave que tenha, originando uma invalidez. O que vamos falar aqui hoje será principalmente sobre as duas coberturas de invalidez – IAD E ITP. O que significam estas duas siglas?
IAD – Invalidez Absoluta e Definitiva.
Esta cobertura de IAD refere-se então a uma Invalidez mais avançada. Um estado de saúde, tendo critérios médicos muito objetivos e sustentados clinicamente, significando um acidente, ou doença, que representem consequências de total incapacidade da pessoa segura para exercer a sua atividade profissional. Uma pessoa neste estado fica dependente de uma terceira pessoa, para conseguir fazer as suas necessidades básicas e vitais do dia a dia. Não havendo perspetiva de qualquer melhoria.
ITP – Invalidez Total e Permanente
Este tipo de invalidez verifica-se quando uma pessoa fica com uma percentagem de invalidez igual ou superior a 60%. No entanto, o grau de invalidez para atingir a Invalidez Total e Permanente diferente de companhia para companhia. Existem algumas com os já referidos 60%, outras que referem esta invalidez quando a taxa é igual ou superior a 65% e outras 66%. Não é transversal. Esta taxa refere-se a um grau de invalidez que limita a capacidade da pessoa segura de exercer a sua atividade remunerada. Óbvio que é sempre analisado caso a caso e pré-existências, regra geral, acabam excluídas.
Bruno Vicente, 07/11/2020