Cinco conselhos para poupar nos seus seguros.
Todos gostamos de saber como poupar no nosso dia a dia. A verdade é que todos nós investimos uma parte do orçamento familiar em seguros. Sejam eles os obrigatórios ou os facultativos. Investimos com o objetivo de sentir mais segurança. Saber que em caso de catástrofe, acidente ou incidente, estamos protegidos, é algo que nos ajuda a todos a sentir tranquilidade e conforto. Saber que a nossa família está protegida é algo ainda mais reconfortante. É esse mesmo o objetivo dos seguros. No entanto, não deixa de ser um investimento e todos nós gostamos de poupar e/ou saber melhores formas de o fazer. É o que vou tentar fazer neste artigo: fornecer-lhe algumas dicas de poupança.
- Procure fazer pagamentos anuais
Cada vez mais as Companhias de Seguros aumentam os encargos de fracionamento. Isto está diretamente relacionado com os cancelamentos de seguros fracionados a meio de uma anuidade. Quando contrata um seguro está sempre a negociar capitais e valores anuais. Assina um contrato de um ano. Ora, se este é cancelado a meio do ano, acaba por prejudicar a companhia e não cumprir com o contratado.
- Seguros numa só companhia
Agrupar os seguros numa só companhia ajuda a que negociar descontos mais facilmente. A companhia “vê com outros olhos” um cliente total da companhia, sendo sempre mais fácil obter descontos e preços bastante mais apetecíveis.
- Débitos diretos dão descontos
Atualmente a grande parte das companhias de seguros beneficia quem faz o seu contrato de seguro com pagamento por débito direto. A percentagem de desconto difere de companhia para companhia, mas pode obter descontos bastante significativos se calcular todos os seguros com e/ou sem débito direto. Vai sentir diferença.
- Atenção à duplicação
Por diversas vezes, sem saber, existem pessoas que têm mais do que um seguro que cobre exatamente o mesmo risco. Essas pessoas acabam por pagar duas vezes sem qualquer tipo de necessidade, uma vez que as indemnizações não são cumulativas.
- Agrupe os seguros num só Mediador para negociar a sua carteira de seguros
Um Mediador de seguros, para além de ajudar a regularizar algum processo de sinistro, ajuda-o a negociar os prémios dos seus seguros. Um Medidor tem todo o interesse em que o cliente pague o menos possível, em vez de ir “procurar” na concorrência alguma outra solução. Se tiver a carteira de seguros num só mediador ele vai ter um conhecimento mais aprofundado dos seus seguros e aconselhá-lo a optar pelos produtos mais adequado às suas necessidades.
Bruno Vicente. 24/10/2020