Assistência em viagem. Saiba tudo o que está incluído nesta cobertura, no seu seguro automóvel.
A assistência em viagem é uma das principais coberturas no seguro automóvel. É das mais requisitadas e utilizadas. Mas será que sabe realmente tudo o que tem incluído na sua assistência em viagem? Saiba o que pode ter.
Em caso de avaria
Ora, esta é a mais recorrente e a que todos sabemos. Em caso de avaria a primeira coisa a fazer é ligar para a assistência em viagem. Pode sempre ligar para nós – seu mediador – para o ajudar e encontrar o número e dar-lhe algumas diretrizes de como irá funcionar o serviço de reboque. Mas em caso de acidente, falta de bateria ou qualquer outra avaria que o impeça de continuar a tua viagem, tem esta garantia no seu seguro que irá ajudar. As seguradoras atualmente disponibilizam um serviço de desempanagem, ou pequena reparação, caso seja possível de resolver o problema no local. Caso seja necessário, a assistência em viagem garante ainda a remoção ou extração do automóvel, colocando-o de novo na via.
Quando não tem forma de regressar
Saiba que em caso de avaria, caso a viatura não possa ser reparada no dia, o automóvel é levado até à oficina escolhida e os ocupantes serão transportados até ao destino. A cobertura de assistência em viagem garante o transporte dos ocupantes até casa ou destino da viagem, dependendo do que for menos dispendioso. Caso sejam dois ou mais passageiros, a seguradora poderá optar por disponibilizar um veículo de aluguer que permita completar a viagem.
Quando tem um furo, fica sem combustível ou perde as chaves
São situações comuns. Que podem acontecer-nos a qualquer instante. Em qualquer destes casos pode contatar a assistência em viagem para ser feita uma reparação localmente, enviar um reboque ou levar-lhe combustível suficiente para que consiga chegar até ao posto de combustível mais próximo.
Quando o condutor não está em condições de conduzir e ninguém o pode substituir
Caso esteja em viagem de automóvel no estrangeiro, ficou incapacitado/a de conduzir por doença, acidente ou algum problema grave e não tenha ninguém que o possa substituir, a assistência em viagem poderá disponibilizar um motorista para assegurar o seu regresso a Portugal, ou ao seu destino, conforme o que for mais próximo. Nem todas as companhias têm esta cobertura. Mas é uma questão de analisar as suas condições particulares ou pedir ao seu mediador que analise consigo.
Quando precisa de um automóvel de substituição
As assistências em viagem, independentemente do seu seguro ser com danos próprios ou não, assegura-lhe viatura de substituição até 5 dias por ano por avaria.
Caso a sua seguradora não consiga disponibilizar a viatura, pagará uma indemnização equivalente ao custo diário que tiver com o aluguer da viatura.
Quando precisa de cuidados médicos ou medicamentos no estrangeiro
Se se deslocar até ao estrangeiro, quer seja em lazer ou em trabalho, mantenha sempre a carta verde do seguro automóvel junto a si, pois é nela que poderá encontrar o contacto da assistência em viagem no estrangeiro que irá ajudar-lhe numa situação complicada. Se sofrer sofrimentos, uma doença súbita, contate a assistência em viagem no estrangeiro e a sua seguradora irá ajudar-lhe a chamar uma ambulância para levá-lo até ao hospital mais próximo, suportando os custos de hospitalização, despesas médicas, medicamentosas e cirúrgicas, até aos limites fixados nas suas condições de apólice de seguro.
Bruno Vicente. 09/01/2021