Fazer o seguro automóvel em nome de um dos pais ou em nome do/a filho/a?
Quando os filhos acabam de tirar a carta e decidem adquiri uma viatura em seu nome, na hora de fazer o seguro é demasiado tentador fazer o seguro em nome dos pais, visto a diferença no prémio ser abismal. Mas, se quem irá ser o condutor habitual é o filho, pode ser bastante arriscado decidir apenas pelo barato. Pensamos que não trará mal algum, mas, no final de contas, quando acontece algum problema, aí poderemos vir a constatar que um problema nunca virá só.
O preço de um seguro automóvel, como qualquer tipo de seguro, é calculado em função de um risco. Ou seja, paga-se um valor de seguro, para assegurar determinado objeto/bem/pessoa/atividade, calculando, com base em dados e registos idênticos, a probabilidade de acontecer algum sinistro.
Quando uma companhia assegura um determinado risco aceita também vir a pagar sinistros, baseando-se num contrato de boa fé, confiando nas informações fornecidas pelos seus clientes.
Os seguros automóveis são também calculados em função de uma bonificação. Essa bonificação é individual. Ou seja, é atribuída e adquirida por cada condutor habitual. Este condutor, com o passar dos anos pode acumular bonificação – mais anos com seguro, boa sinistralidade.
Os dados revelam que a partir dos 25 anos e 5 anos de carta é quando os condutores começam a ficar mais experientes. Registam menos sinistros, refletindo uma redução no prémio de seguro.
Em virtude do que foi mencionado, o seguro deve ser feito sempre pelo proprietário da viatura. Caso o condutor habitual seja uma outra pessoa, seja filho, filha, primo/a ou irmão/irmã, essa mesma pessoa segura, que corresponde efetivamente ao risco a assegurar, deve ser identificada no seguro como tal. O seguro automóvel é obrigatório por lei, quem tem a obrigação legar de concretizar o contrato de seguro é o proprietário, que deve ser identificado como Tomador de Seguro. O Condutor Habitual pode ser uma outra pessoa, desde que tenha habilitações legais para tal.
Bruno Vicente. 12/09/2020