Gostaria de saber se o spread, do seu crédito à habitação, aumenta se mudar o seu seguro de vida?
Quem nunca ouviu que é “proibido” retirar o seguro de vida do local onde tem o empréstimo bancário? Um mito urbano que faz os clientes de empréstimos bancários, acreditar que, regra geral, ao retirarem o seguro de vida do local onde fizeram o crédito, acabem por gastar bastante mais, ao sofrerem um aumento de spread do empréstimo bancário.
É mesmo possível que os bancos subam o spread?
Sim, é possível. Apesar que, legalmente, os clientes são livres de escolher a seguradora onde querem contratar os restantes seguros associados ao crédito habitação. Mas, não significa que possa, ou não, perder eventuais bonificações existentes.
O que são as bonificações?
Ao fazer-se um contrato de crédito habitação é-lhe entregue bastante documentação, com todas as condições do contrato que concretizou. Habitualmente, descritas num documento complementar à escritura da habitação. Nesse mesmo contrato, estão todas as condições que aceitou contratar. Nessas condições, estão descritas as taxas de juro (spread e indexante) e as bonificações que obtém, se tiver contratado qualquer produto adicional no mesmo local. As bonificações são descontos atribuídos ao seu spread, pela entidade bancária, ao adquirir um seguro complementar ao crédito habitação.
No contrato, podemos encontrar diferentes posições. Tais como:
• Não existir qualquer bonificação no contrato feito. Logo não é prejudicial mudar;
• Existir uma clausula, onde tem a obrigatoriedade de adquirir um certo número de produtos, para obter determinada bonificação;
• Existir, explicitamente, a obrigatoriedade de contratar, com a entidade onde fez o contrato do crédito bancário, tanto o seguro de vida como o de multirriscos.
Será que compensa a mudança?
Se existir, efetivamente, uma perda de bonificação, deverá fazer um breve cálculo relativo a essa possível mudança. Ou seja, tem de analisar o custo/beneficio da alteração, para concluir se tem um impacto positivo, ou negativo, no seu bolso. Ou seja, é importante comparar se a poupança gerada nos seguros complementares, compensa a subida da prestação mensal do crédito. Aconselhamos que faça sempre uma análise pormenorizada da situação.
Como perceber se tem mesmo vantagens em alterar. Para poder concluir que existe realmente uma vantagem significativa na mudança, sugerimos que peça ajuda a um especialista. A utilização de termos mais técnicos pode dificultar a sua leitura. Deste modo, poderá sempre entrar em contacto connosco e obter, de forma gratuita, uma análise aos seus seguros associados ao seu crédito habitação.
Bruno Vicente. 13/05/2020