Numa altura em que poupar é cada vez mais difícil, com a inflação a subir cada vez mais, os salários a não acompanhar essa mesma inflação e os portugueses a terem que, cada vez mais, tomar medidas de contenção de gastos, é muito importante optarmos por estratégias eficazes que ajudem realmente a poupar. É sempre importante termos a capacidade de fazer uma pequena poupança, de forma a que tenhamos capacidade de responder perante alguma despesa extra que nos aparece de forma inesperada.
De forma a que possa fazer boas escolhas e tome boas decisões, deixamos-lhe algumas dicas.
- Sente-se e analise as suas contas fixas
O primeiro passo é analisar as suas finanças de forma detalhada. Numa folha pode apontar os seus rendimentos e as suas despesas fixas. É fácil fazer este tipo de análise. Basta perceber quanto recebe e quanto gasta. É verdade que tem sempre despesas variáveis, mas nada como fazer uma média de despesas variáveis dos últimos 12 meses e perceber qual o gasto medio que tem em despesas variáveis. Após concluir quanto lhe sobra ao mês, pode escolher um valor para colocar de parte.
- Desenvolva conhecimento financeiro para saber onde aplicar as suas poupanças
Existe inúmeras formas de aplicar o seu dinheiro. É muito importante ter um nível básico de conhecimento financeiro e tentar desenvolvê-lo. Pode ler livros, ouvir podcasts, ler artigos. Tudo isto pode ajudá-lo a obter algumas ideias e sugestões de como aplicar o seu dinheiro. Existem diversas opiniões e inúmeros métodos. Mas nada como absorver vários para conseguir criar a sua própria conclusão, para que tome a decisão mais acertada. Digo-lhe isto porque, antes de avançar com qualquer tipo de investimento é sempre importante perceber bem as suas características. Perceba forma como funciona, onde é investido, como é gerido e as especificidades do produto financeiro. Caso não se sinta à vontade para tomar esse tipo de decisão, não tenha receio de pedir ajuda em quem confia e em quem sabe que o pode ajudar a tomar a decisão mais acertada.
- Gira as suas poupanças de forma sensata
- Caso opte por investir em vez de poupar apenas, faça-o de forma inteligente. Nunca se esqueça que o objetivo é poupar e fazer rentabilizar o seu dinheiro, nunca perder. Para isso existem pequenas coisas a ter em conta, tais como:
- Analise os riscos do investimento
- Tenha em atenção os prazos, custos de subscrição e as garantias do investimento que está a fazer
- Tenha em conta o momento em que está a investir. Perceba se é uma boa altura ou má. Se o produto está em alta ou baixa. A única forma de conseguir tirar retorno é comprar em baixa de forma a rentabilizar nas altas.
- Não contraia qualquer empréstimo para investir.
- Conheça bem o seu perfil de investidor
- Diversifique os seus investimentos – não meta “os ovos todos no mesmo cesto”. Caso pretenda investir, opte por diversificar os investimentos. Ou até pode fazer parte em investimentos garantidos e outra parte em risco. É uma boa forma de aplicar as suas poupanças
Nunca se precipite, aconselhe-se e tome a decisão que o faça sentir-se confortável na altura de avançar.
Fernando Vicente – Mediação de Seguros, Lda.
Loja Milharado – Tel.: +351 219 856 231 • Tlm: +351 966 522 725 • geral@fvseguros.pt
Loja Mafra – Tel.: +351 261 817 730 • Tlm: +351 966 522 716 • mafra@fvseguros.pt
Contactos Gerais – Tel.: +351 219 856 231 • fvseguros.pt
Agente de Seguros, sob o nº 415428965/3