Inspeção periódica passa a ser obrigatória para motociclos a partir de 2022
A partir do próximo ano, quem possui motas com cilindrada igual ou superior a 125cm3 passa a ter a obrigatoriedade de fazer inspeção à sua moto. O secretário de Estado das Infraestruturas, Dr. Jorge Delgado, já referiu que: “A partir de 1 de janeiro de 2022 todas as motas de 125 centímetros cúbicos para cima passam a ter de ir à inspeção” (…) “O decreto-lei está em circuito legislativo e vai ser aprovado em Conselho de Ministros em breve”.
Uma medida que já se falava há imenso tempo e vai entrar em vigor a partir do início do próximo ano. Esta medida segue uma diretiva europeia, que determina que as motas com cilindrada igual ou superior a 125cm3 devem fazer inspeção periódica. É verdade que se reflete num custo adicional para os proprietários de motas, o que não é muito bem recebido pelos mesmo. No entanto, esta medida visa promover a segurança e as boas condições de segurança das mesmas, de forma a reduzir o número de acidentes de viação e mortes nas estradas portuguesas. As motas são meios de transporte práticos, menos dispendioso e até prazeroso para quem as conduz. No entanto, também são bastante perigosas e as inspeções periódicas visam que exista um maior cuidado na manutenção das mesmas.
Antes de levar a sua mota à inspeção deverá fazer uma revisão à mota e inspecionar os seguintes elementos, de forma a passar na inspeção: A sinalização luminosa a funcionar; Analisar se os pneus estão em bom estado, com um relevo aceitável; Ter em conta os espelhos refletores, se contêm a superfície refletora, fixação e regulação; Os travões a funcionar em boas condições.
Atenção que, segundo o artigo 116 do Código de Estrada Português, “A falta a qualquer das inspeções previstas nos números anteriores é sancionada com coima de € 250 a € 1250.” Apesar de poder vir a ser diferente para as motas, este é o artigo que está em vigor à data de hoje e poderá vir a ser utilizado de forma igual para os motociclos.
Bruno Vicente. 23/10/2021