Compra e venda de carros entre particulares – Cuidados a ter
Comprar uma viatura entre particulares é algo muito comum, grande parte das pessoas já teve essa experiência, dado a facilidade que existe e os inúmeros sites de venda de viatura que podemos facilmente encontrar online. Este é um tipo de negócio que pode ser mais fácil e, muitas vezes, mais económico. No entanto, existem diversos riscos que é preciso ter em conta. Podemos não saber com quem estamos a negociar e podemos correr o risco de sair prejudicados no negócio.
Cuidados a ter:
Pesquise sempre em sites fidedignos
Existem site mais exigentes, na altura do vendedor criar o anúncio, do que outros. Esses sites podem facilitar a comunicação e podem dar-nos algumas informações adicionais sobre a viatura.
Faça uma análise pormenorizada da viatura
Analise tudo a nível de mecânica. Peça ajuda a algum mecânico amigo, se tiver, para lhe dar alguns conselhos sobre esse tipo de viaturas e pontos a ter cuidado redobrado. Veja o motor, travões, luzes, embraiagem, caixa de velocidade, pneus. Pintura, sinais de desgaste, ferrugem. Veja tudo de forma a avaliar bem o carro e ter uma noção concreta do que está a comprar, para não apanhar surpresas.
Analise a documentação da viatura
Peça para ver o Documento Único Automóvel, a folha de inspeção, comprovativo de pagamento do IUC.
Pode ainda tentar perceber se existe alguma penhora no carro. Existe um site publico onde pode obter uma certidão do automóvel e onde vai encontrar essa informação. Pode pedir aqui. Tem um custo de 10€.
Transferência de propriedade
É aconselhável ir logo a um local onde possa fazer a transferência de propriedade e deixar tudo isso resolvido. Faça o pagamento logo por transferência e deixe logo tudo resolvido.
Caso necessite do documento para mudança de nome, aqui fica o requerimento do registo automóvel.
Trate logo do seguro
Caso seja o comprador faça logo novo seguro. Caso tenha algum problema ao sair logo com a viatura, irá certamente ter problemas adicionais com o vendedor.
Caso seja o vendedor, o melhor será cancelar logo o seguro, para não ter surpresas desagradáveis e não ficar com registos de sinistros em seu nome.