Em caso de acidente, quer a responsabilidade seja sua, quer seja do condutor do outro veículo envolvido, poderá preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A.).

Se tiver conhecimento para o efeito e com a máxima atenção no preenchimento que tem de ser correcto e completo, conforme exemplo. Mas não se esqueça de indicar toda a informação indispensável para uma mais célere regularização do acidente, tal como:

  • Identificação completa dos condutores e respectivos veículos envolvidos no acidente.
  •  Identificação das seguradoras e números de apólice de seguro automóvel dos veículos intervenientes no acidente.
  •  Identificação das circunstâncias em que ocorreu o acidente.
  • Assinaturas completas dos dois condutores.
  •  Se possível, convirá identificar testemunhas (preferencialmente, pessoas estranhas ao sinistro), tanto para ajudar ao esclarecimento da forma como ocorreu o acidente, como para confirmação dos danos causados.
  •  Deve de fotografar os veículos nas posições que ficaram com a perspectiva da via, marcas da mesma, sinais de transito, etc.

O preenchimento da DAAA não inviabiliza que chame as Autoridades ao local do acidente. Não obriga a que os envolvidos no acidente tomem posição sobre quem recai a responsabilidade pela origem do acidente.
A intervenção da autoridade (PSP ou GNR) pode ser dispensada. Será ser útil, se os danos forem significativos e/ou as circunstâncias do acidente não forem claras.

Se houver pessoas feridas
Antes de tudo, ligue rapidamente para o 112 e solicite a intervenção da autoridade policial.
Se o outro veículo não tiver seguro
Deverá chamar a intervenção da autoridade (PSP ou GNR) e, se possível, identificar testemunhas, de modo a que o acidente fique devidamente registado e provado.

Se o outro veículo for de Matrícula Estrangeira
Deverá ficar com uma cópia da carta verde do seguro do veículo estrangeiro. Peça intervenção da autoridade (PSP ou GNR). Tente identificar testemunhas, de modo a que fique tudo devidamente registado e provado.

Se o outro veículo se pôs em fuga
Deverá anotar a matrícula correctamente e, se possível, a cor, marca e modelo. Se alguém viu o acidente, convirá identificar testemunhas.

Entrega URGENTE das Participações do Acidente

Depois da Declaração Amigável devidamente preenchida e assinada, cada condutor deverá ficar com uma cópia da mesma. De seguida, deverá entregar na respectiva seguradora ou no agente de seguros. Este procedimento deve ser feito o mais breve possível, de modo que sejam cumpridos os prazos, ou seja, dar entrada na seguradora no prazo máximo de 8 dias após o acidente.